E o que devemos aprender com elas?...



Olá Traders, para começar, este post não pretende ser a guerra dos sexos...
...pretende sim, ser uma oportunidade para nós, negociadores masculinos, conhecermos a mentalidade das mulheres e a maneira como elas naturalmente, encaram as adversidades e os desafios...
...a maior razão para o sucesso das "senhoras" é o facto de elas não nascerem com a característica, que é uma das maiores ameaças para o nosso sucesso no Trade, o enorme EGO masculino.


O controle do EGO

Estudos recentes mostram que, no que diz respeito ao EGO, as mulheres têm vantagem sobre os homens pelos seguintes motivos:

- As mulheres tendem a admitir rapidamente quando estão em dificuldades ou necessitam de ajuda (não têm medo de errar). Sabem que ao aprenderem algo de novo, irão fazer alguns erros.

- As mulheres correm menos risco desnecessários que os homens (seguem as regras com maior frequência). Num ambiente onde as regras são para cumprir, as mulheres têm uma performance melhor que os homens. Não gostam de aventurar-se fora da sua área de conforto e conhecimento. Proteger-se mais.


- As mulheres não pensam que são infalíveis (preferem seguir quem sabe o que faz, sem assumir que sabem tudo).



Nós os homens temos mais dificuldade em aprender qualquer coisa nova, porque pensamos que sabemos tudo, e mais que os outros (este nosso EGO...).
Não quero com isto dizer que as mulheres são mais inteligentes que nós, apenas que as senhoras comprometem-se mais facilmente com uma causa nova e admitem o que não sabem.



- As mulheres são menos descuidadas nas suas decisões (são pragmáticas, meticulosas e directas).

- As mulheres aceitam os erros rapidamente e seguem o seu caminho (após uma negociação falhada, recompoem-se rapidamente pois aceitam o facto de que perder faz parte deste negócio e do processo de aprendizagem).

- As mulheres são um osso duro de roer e não desistem facilmente (irão fazer o trabalho necessário para aprender e melhorar).

- As mulheres têm melhor memória e recordações (lembram-se facilmente dos set-ups e das regras de negociação). Eu por exemplo, nem consigo lembrar-me do que comi ao almoço ontem, mas as mulheres lembram-se com facilidade do que vestiram ou calçaram num especifico evento...
...então, no processo da formação reticular dos set-ups e dos testes, este aspecto permite-lhes ser muito mais práticas que nós...







Então, nós os homens, podemos aprender algumas coisas das TRADERS femininas:

- Tendemos a ser muito confiantes, quando deveríamos ser mais humildes. Devemos aprender a ter mais calma e agir com ponderação. Aprender a andar antes de começar a correr.

- Tendemos a reagir exageradamente quando estamos a competir com outros homens. O Trading é sinónimo de "competir com nós mesmos". Somos totalmente responsáveis pelo que fazemos no mercado. Mais ninguém tem culpa da nossa incapacidade. Tudo resume-se ao nosso auto-controlo, paciência e disciplina. O que os outros fazem no mercado é-nos totalmente indiferente.

- Temos de aprender a aceitar os nossos erros e seguir em frente, sem ficar a chorar o leite derramado. Não podemos mudar o passado, mas podemos melhorar o futuro, e perder também faz parte do processo constante de aprendizagem.

- Necessitamos de levantar a mão quando precisamos de ajuda. A única pergunta estúpida é a que não é perguntada. Fazer perguntas ajuda a acelerar o nosso processo de aprendizagem e a melhorar a nossa auto confiança. Existem muitas perguntas que são feitas apenas com o objectivo de confirmar o que já sabemos. Aprender sozinhos será imensamente mais difícil. Eu passei por isso, vocês não têm essa necessidade.

- Necessitamos de ser mais comedidos e conscientes quando analisamos o risco. Tendemos a jogar o nosso dinheiro no mercado. 

Eu estou neste negocio pelo retorno (lucro) e não pelo entusiasmo, emoção ou para provar algo a alguém.
Quando eu estou a negociar imagino apenas conseguir alcançar uma independência financeira tal, que permita-me pagar todos os meses as minhas despesas, tirar férias, ter um pé de meia para a minha reforma e conseguir acautelar o futuro dos meus filhos. Só isto motiva-me, nada mais.
Eu levo este negocio muito a sério e vocês têm de pensar assim também.


Agora, as senhoras também podem aprender uma coisinha ou duas, com os homens que negoceiam seriamente neste fantástico mercado:

- Têm de ser mais confiantes. Isto irá trazer-vos mais consistência. O mundo ser dominado pelos homens (ainda?...) leva muitas vezes, as fantásticas Traders femininas a sentirem-se pouco à vontade neste negocio (como em muitos outros...).

- Sejam mais visíveis. Os bons resultados devem ser partilhados por todos. Saberão como é bom sermos reconhecidos neste negocio (alimentar o EGO?...).

- Sejam um exemplo. Partilhem as vossas experiências com outras mulheres. Provem a essas senhoras que é possível.

- Partilhem as vossas ideias e perspectivas.  Exijam respeito.


Na verdade, poderemos aprender muitos uns com os outros. Este é um dos poucos ambientes onde somos todos realmente iguais, apenas os nossos resultados enquanto Traders importam.

Vamos então ajudar-nos mutuamente, partilhar experiências e ideias. Vamos abrir os olhos e aprender com as mulheres,  da mesma forma que elas podem aprender connosco. Estamos aqui para ajudar-nos mutuamente. Vamos reconhecer que estamos nisto juntos e qualquer coisa que nos ajude a melhorar tem o seu valor, independentemente de quem vem.



Abraço, spread.

(Texto produzido com a ajuda a equipa de Negociar-forex.)

These icons link to social bookmarking sites where readers can share and discover new web pages.
  • Digg
  • Sphinn
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Mixx
  • Google
  • Furl
  • Reddit
  • Spurl
  • StumbleUpon
  • Technorati